VITAMINA C: BENEFÍCIOS PARA A BELEZA DA PELE |Manipura Farmácia de Manipulação

VITAMINA C: BENEFÍCIOS PARA A BELEZA DA PELE |Manipura Farmácia de Manipulação

Desde a década de 1960, a Vitamina C tem sido estudada para aplicação tópica na pele. De lá para cá, a tecnologia auxiliou a indústria cosmética a ampliar a ação desse ativo, por apresentar benefícios efetivos para a pele, tais como antioxidante, clareador e estimulador da síntese de colágeno.

 

PRINCIPAIS FUNÇÕES DA VITAMINA C

 

FORMAÇÃO DO COLÁGENO NA PELE


A vitamina C ou ácido ascórbico é fundamental para a síntese do colágeno, por atuar como um co-fator de duas enzimas: lisil e a prolil hidroxilases. Essas enzimas são responsáveis pela formação do procolágeno, a base da biossíntese do colágeno na pele.

Estudos demonstram que a vitamina C atua na regulação da síntese de colágeno tipo I e III, realizada pelos fibroblastos da derme, pois produz um aumento da formação de colágeno, independentemente da idade do paciente, por estimular a proliferação celular e a produção de colágeno pelos fibroblastos da derme.

 

CLAREADOR


O ácido ascórbico tem ação de suprimir a ação da tirosinase, dessa forma, impedindo a formação de melanina na pele e por consequência, tem um efeito clareador. Essa ação, segundo estudos, é mais eficiente quando a aplicação da vitamina C é tópica, se comparada à utilização por via oral.

 

ANTIOXIDANTE


Os radicais livres, podem ser gerados a partir da exposição ao sol, fumo, poluição e causam danos às células. O ácido ascórbico atua neutralizando os efeitos nocivos dos radicais livres através de sua ação antioxidante.

 

FORMAS DE USO TÓPICO


Entretanto, para a aplicação tópica, o ácido ascórbico se torna pouco estável, por ser hidrossolúvel e rapidamente se oxidar em contato com o ar. Por esse motivo, para o uso tópico, a vitamina C deve ser encapsulada, o que permite que a liberação do ativo se dê no local correto, onde deve atuar, sem oxidar ao entrar em contato com o ar e perder sua eficácia.

As principais formas de encapsular a vitamina C incluem talasferas, glicosferas e nanosferas, sendo que essas últimas têm uma vantagem sobre as demais, por serem menores e aumentarem a permeação do ativo.

Assim sendo, o ácido ascórbico é um ativo importantíssimo para a manutenção da beleza da pele, principalmente quando sua utilização é tópica, por demonstrar, em diversos estudos, que suas funções antioxidantes, clareadoras da pele e promotoras da síntese do colágeno são ainda mais eficientes quando aplicadas diretamente na pele, em suas formas encapsuladas.

Uma das melhores formas de aplicação é o ESTABILIZE C, que contém uma forma 100% estável de Vitamina C para uso tópico. É composto por um blend de silicones que contém vitamina C 20% na forma ácida, por isso não sofre oxidação, mantendo-se estável durante todo o período de validade. Ao misturar os dois produtos, o ácido ascórbico é  solubilizado pelo creme, ficando pronto para aplicar nas áreas desejadas.

Outra alternativa é o SÉRUM DE VITAMINA C, pois além de disponibilizar a vitamina C com o ácido hialurônico, é uma apresentação leve e que pode ser utilizada em todos os tipos de pele, principalmente as que têm tendência a oleosidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


MANELA-AZULAY, M., et al. Vitamina C. An. Bras. Dermatol. vol.78 no.3 Rio de Janeiro Maio/Jun., 2003. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0365-05962003000300002. Acesso em 07/05/2020

OLIVEIRA, S. Vitamina c – vital benefícios em prol da beleza. Revista Estética com Ciência. ANO I, nº 2. p. 15. 2015