RUGAS: Como tratar e prevenir? | Manipura Farmácia de Manipulação

RUGAS: Como tratar e prevenir? | Manipura Farmácia de Manipulação

Como se formam as rugas?

O que são as rugas?

A velhice traz diversas mudanças no corpo, mas a estética com certeza é a mais visível delas. Os cabelos brancos e a perda de tonicidade muscular podem ser visíveis mas as rugas com certeza são as marcas mais características da velhice.
As rugas são linhas e depressões que ocorrem principalmente por dois motivos: perda de colágeno que é responsável pela sustentação da pele e o aumento das atividades musculares responsável pela formação das linhas que formam as rugas.

Principais causas

Deficiência de colágeno

O colágeno é uma proteína que desempenha diversas funções no corpo humano, como reforçar os ligamentos que unem os músculos aos ossos e a sustentação dos órgãos internos. Mas o impacto na formação das rugas é algo que o colágeno tem grande participação, 75% da nossa pele é composta por colágeno e quando a velhice chega perdemos colágeno fazendo com que tenhamos perda da sustentação da pele colaborando para a formação de rugas.

Processo natural de envelhecimento

O tempo é sinônimo de velhice na maioria das culturas, seja pelos cabelos brancos, rugas na pele ou pela sabedoria dos mais velhos. As marcas das rugas na pele podem dizer muito sobre a velhice de uma pessoa, se ela ficou muito exposta ao sol ao longo da vida, se tomou cuidado com a hidratação da pele ou até mesmo se sofreu as consequências da alta exposição a tóxicos como fumaça do cigarro.

Mas como ocorre a nível celular o envelhecimento da pele?

Senescência é o termo científico para o envelhecimento do corpo humano. A principal característica do envelhecimento é a perda da reposição das células somáticas do corpo por novas. Nesse processo acontece a perda de tecido fibroso, hidratação da pele, redução glandular e vascular, a diminuição de até 50 das funções fisiológicas da pele.

Envelhecimento cutâneo intrínseco ou cronológico

O tempo é o principal agente no envelhecimento intrínseco causando o envelhecimento natural. Esse envelhecimento natural causa o desgaste natural das células, trazendo as linhas de expressão, rugas, flacidez, pele fina e seca, mudanças que são controladas por nossos genes.
Envelhecimento extrínseco da pele:
Os nossos hábitos não saudáveis são os principais agentes no envelhecimento extrínseco da pele. Ficarmos expostos a fatores externos como poluição, radiação solar, fumo, álcool e sedentarismo faz com que nossa pele envelheça “antes” do tempo.

Exposição ao sol

O sol pode ser um agente muito prejudicial para a saúde da pele. A exposição solar sem proteção pode causar até mesmo câncer de pele (Melanoma) sendo responsável por mais de 90% dos casos. Isso se deve aos raios UV que danificam o DNA de células podendo causar lesões na pele.
Os raios UV são divididos em UVA e UVB. São eles os responsáveis por queimaduras, debilidades do sistema imune, envelhecimento precoce, danos oculares, reações fototóxicas e fotoalérgicas.
Os raios UVA ativam o pigmento melanina produzindo um bronzeado de curto prazo. Mas os raios UVA também penetram na camada inferior da derme, causando uma lesão solar ao longo prazo. Também gera radicais livres causando as mutações genéticas (melanoma).

Desidratação da pele

Perda de flexibilidade, desconforto, pele seca e áspera e rugas são alguns dos sintomas da desidratação da pele. Isso é ocasionado por diversos fatores mas vamos citar alguns: exposição excessiva ao sol, uso excessivo de esfoliantes, frio, clima seco, até mesmo dermatites e banhos muito quentes.
É sempre importante levar aquela garrafinha de água mineral na bolsa pra repor a perda de líquidos.

Tabagismo

São mais de 4.700 substâncias tóxicas contidas em uma tragada. E são essas substâncias que deixam uma aparência com linhas de expressão, dedos e dentes escurecidos e amarelados.
O colágeno e elastina causam flacidez e rugas profundas, além de dilatar mais os poros e assim tornando os cravos mais visíveis devido ao alcatrão e resina.
Devido ao cigarro prejudicar a oxigenação da pele manchas também surgem prejudicando ainda mais a aparência.
Pessoas que têm a circulação sanguínea prejudicada apresentam mais olheiras também.

Exposição a poluentes e toxinas

Grandes cidades geram uma grande quantidade de poluição devido a fumaça gerada pela grande quantidade de automóveis. A radiação solar, somada aos poluentes prejudica a pele causando a perda de Vitaminas C e E. Perda de elasticidade e firmeza, ressecamento além do surgimento de rugas e manchas são também consequências desse cenário de poluição.

Gordura e açúcar – Glicação

A elastina e colágeno são muito importantes para a saúde da pele, garantindo firmeza e elasticidade. Alimentos ricos em açúcar e carboidratos refletem no colesterol que além de envelhecer a pele pode ser uma das causas do Alzheimer. Isso acontece por uma processo chamado de glicação onde as moléculas de glicose se unem às proteínas de elastina e colágeno quebrando as proteínas e consequentemente acelerando o processo de envelhecimento da pele.

Porque eliminar as rugas e Como eliminar as rugas?

Diagnóstico

É muito importante consultar com um dermatologista para ter um diagnóstico e orientação correta. Apesar da pele ser vista na maioria das vezes pela ótica da estética você deve sempre consultar uma especialista para evitar qualquer problema com a sua saúde.
Certos tratamentos requerem cuidados especiais como os tratamentos do câncer de pele. Então certos cosméticos merecem cuidado e devem passar pela liberação do oncologista responsável pelo tratamento.

Cosméticos

Cremes anti-idade ou anti-rugas

Vou apresentar alguns compostos de cremes anti-idade e antirugas e alguns produtos que contêm esses compostos.

Beautifeye

O Beautifeye é o primeiro ingrediente ativo cosmético em ter demonstrado uma ação de lifting dirigida às pálpebras. Baseado em uma dupla abordagem, Beautifeye trata globalmente o contorno dos olhos, através do efeito de levantamento nas pregas das pálpebras superiores e diminuição das rugas nos laterais (“pés de galinha”) graças ao reforço da estrutura e ao aumento das propriedades contráteis da derme e da diminuição das olheiras e bolsas na região inferior, graças à consolidação da rede microvascular e à redução da pigmentação.
Produto sugerido: Creme Tri-Up 30g

Essenskin

O Essenskin é uma fonte bioativa de cálcio e aminoácidos essenciais, cujo benefício esperado é uma diminuição da atrofia epidérmica, restabelecimento do tom de pele, além de efeito calmante e confortável. Com base nos ensaios clínicos realizados durante 2 meses com mulheres de idade entre 53 e 70 anos, Essenskin promoveu uma significativa melhora da firmeza e elasticidade da pele, além de visível efeito rejuvenescedor, com excelentes resultados também na região do pescoço.
Produto sugerido: Creme Tri-Up 30g

Idealift

O Idealift age contra flacidez da pele e melhora a resistência à gravidade, levantando a bochecha de Buldogue. Ele não só estimula a síntese da elastina, mas também promove uma arquitetura de fibras elásticas correto e funcional através da indução dos elementos mais importantes envolvidos na estrutura do tecido.
Ideal para todos os tipos de pele.
Produto sugerido: Creme Tri-Up 30g

Fiflow BTX

Fiflow BTX é um ativo com tecnologia francesa que proporciona aumento de transporte de oxigênio na derme. O oxigênio é vital para a saúde cutânea e a poluição urbana reduziu cerca de 21% do nível global de oxigênio. A depleção de oxigênio e o acúmulo de dióxido de carbono provocam redução da respiração celular levando à desidratação, alterações da coloração e opacidade, contribuindo para o envelhecimento cutâneo e reduzindo o metabolismo celular. Fiflow BTX é um perflurocarbono capaz de solubilizar oxigênio e dióxido de carbono, imitando a função da hemoglobina.
Produto sugerido: Creme Lifting Facial Instantâneo 15g

Ácido Hialurônico

O Ácido Hialurônico é um polissacarídeo natural com excelente compatibilidade biológica. É o principal componente da matriz extracelular. além do seu papel estrutural, pode influenciar na proliferação celular, diferenciação e migração, angiogênese, assim como inflamação e resposta imune celular.
O papel do Ácido Hialurônico na pele depende de suas propriedades físico-químicas e sua afinidade com receptores da superfície celular. Na epiderme, esta interação desencadeia um sinal de transdução que estimulará a proliferação dos queratinócitos, diferenciação, mobilidade e mudanças na forma celular.
Produto sugerido: Hyalouronic Booster e Creme Antiaging 55+

OLIGO HA+

Constituído de Ácido Hialurônico de baixíssimo peso molecular, Oligo HA consegue atingir as camadas mais profundas da pele atingindo a derme, proporcionando maior firmeza e sustentação, necessárias para uma pele exuberante. Vai ter efeito nos receptores das células da epiderme, estimulando a liberação das cascatas de sinalização e estimulação dos fatores de crescimento.
Produto sugerido: Hyalouronic Booster e Creme Antiaging 55+

HYAXEL

É um Ácido Hialurônico de baixo peso molecular vetorizado em Silício Orgânico. Possui um efeito de melhora na matriz extracelular da derme com aumento da densidade da rede colagênica e acúmulo de glicosaminoglicanos próximo à junção epidérmica próximo à aplicação tópica, conferindo efeitos de renovação dos queratinócitos, renovação epidérmica, preenchedora e de hidratação.
Produto sugerido: Hyalouronic Booster e Creme Antiaging 55+

Nanopearls

Nanopearls são pérolas lúdicas que chegam ao mercado apresentando um novo conceito de produtos cosméticos faciais de alta performance. Cada simples pérola contém um booster de ativos nanotecnológicos com benefícios rapidamente perceptíveis. Constituídas de biopolímeros naturais, as pérolas criadas com tecnologia Nanovetores possuem ação antipoluição e hidratante porque atuam formando um bioflme protetor sobre a pele, impedindo a perda de água transepidermal e o protegendo do contato com a poluição do ar.
Produtos sugeridos: Nanopearls Revesterol e Nanopearls Caviar

Pycnogenol

Pycnogenol (Extrato de Pinus pinaster) é um extrato da casca do Pinheiro Marítimo, rico em bioflavonóides (proantocianidinas, catecol e taxifolina). Age como um potente antioxidante. Pesquisadores descobriram que o seu extrato é de grande valor para a saúde das artérias e da pele, mas o mais importante é que ele combate os radicais livres, preservando a integridade celular, atuando de forma sinérgica com uma série de nutrientes essenciais. Se mostrou ser 50 vezes mais potente que a vitamina E, e 20 vezes mais potente que a vitamina C na ação anti-radicais livres.
Produto sugerido: Sabonete Líquido Clareador

Pomegranate

O Pomegranate é o nome em inglês da Romã Punica granatum, rico em antioxidantes. Suas propriedades terapêuticas estão diretamente ligadas à concentração de seus polifenóis. Os principais são os Elagiataninos hidrolisáveis. Os Elagitaninos ao serem hidrolisados liberam moléculas de ácido elágico que por sua vez atua como antioxidante adjuvante no tratamento de neoplasias e com propriedades antimutagênicas. O extrato de Pomegranate contém antioxidantes únicos que protegem as células endoteliais (células que recobrem o interior dos vasos sanguíneos) contra o dano oxidativo.
Produto sugerido: Sabonete Líquido Clareador

Cosmacol Eli

O Cosmacol Eli é um emoliente multifuncional versátil, polar, que é o éster láctico de Isalchem 123, que lhe permite exibir a maior parte das características particulares de derivados de ácido láctico, tais como a hidratação e um efeito queratolítico suave, umectante e redutor da irritação.
Produto sugerido: Sabonete Líquido Clareador

Vitamina C

É um agente anti-oxidante que previne danos causados pela radiação solar e envelhecimento (foto envelhecimento); bem como clareador, evitando e clareando manchas na pele. Atividade clareadora da vitamina C têm a capacidade de inibir a produção de melanina, inibindo o caminho da tirosinase pela ação quelante de algumas enzimas e também por reduzir a melanina oxidada, clareando a coloração escura obtida.
Produto sugerido: Serum Vitamina C

Botox ou Toxina botulínica

Você já deve ter escutado alguém falar sobre ou lido em algum site de saúde sobre o botulismo. Dos cuidados que devemos ter e do risco de morte por paralisia da musculatura respiratória causada pelo botulismo.
O botulismo é causado pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum.
Os cientistas descobriram que essa mesma toxina poderia ser utilizada para trazer benefícios estéticas e tratamentos de saúde.
A toxina é aplicada em pequenas doses por injeções em pontos específicos do corpo. A quantidade de sessões de aplicação vai depender das orientações médicas.