Saiba os benefícios dos termogênicos

Saiba os benefícios dos termogênicos

No mundo da saúde e bem-estar muito se falam sobre os alimentos e substâncias termogênicas, mas você sabe o que são e qual a função deles no nosso organismo?

O que é a termogênese

O termo termogênico é derivado de um processo metabólico chamado termogênese, que nada mais é do que a capacidade que o nosso corpo tem de regular a temperatura através da queima de calorias. A termogênese pode ser induzida pelo exercício físico, a alimentação, e também pela temperatura, eliminando calorias no processo.

Essa queima de calorias favorece a perda de peso, e é exatamente por isso que as propriedades termogênicas de alguns alimentos são altamente utilizadas como pré-treinos, e também em fórmulas de suplemento termogênico.

Como funcionam os termogênicos?

Como já citamos, a termogênese promove a perda de calorias, e apesar de ser um processo natural ela pode ser induzida ou potencializada pelos alimentos e suplementos termogênicos. 

Um ótimo exemplo de substância com propriedades termogênicas, é o guaraná, muito utilizado na produção de shakes e suplementos, além do guaraná podemos citar também o café e o chá-verde.

Os termogênicos estimulam a produção de calor e a aceleração do metabolismo, fazendo com que nosso corpo queime seus recursos mais rápido para gerar energia para o seu funcionamento, e é assim que você se sente mais disposto quando toma café ou energético repletos de cafeína.

Quais os benefícios dos termogênicos

O principal benefício citado é o emagrecimento, mas é importante destacar que apenas o consumo de termogênicos não é o suficiente para a manutenção do peso, eles devem ser utilizados aliados a uma dieta de baixa caloria e uma rotina de exercícios.

  • Redução da gordura corporal através da queima de calorias causada pelo aumento da temperatura corporal e quando associado a uma dieta adequada e à prática de exercícios físicos;
  • Melhoria do desempenho de atletas pelo aumento da disposição causada pelas substâncias estimulantes presentes na cafeína, guaraná e outros termogênicos.

Como tomar termogênicos

Os termogênicos podem ser encontrados em nos suplementos em pó ou em cápsulas (cápsula de cafeína, por exemplo), ou em alimentos naturais como o chá-verde, o café, o guaraná e o gengibre. Você pode ingerir no início do dia como estimulante e para que seu corpo aproveite melhor os nutrientes das refeições, ou antes de praticar exercícios físicos para auxiliar na queima de calorias em conjunto com o seu treino.

As dosagens vão depender do seu objetivo e na dúvida consulte sempre um nutricionista, ele saberá te orientar a respeito do consumo seguro dos termogênicos, inclusive a respeitos das condições de saúde que podem interagir negativamente com a substância e combinação com outros suplementos e remédios.

Quando não tomar termogênicos

Como a maioria dos termogênicos também possui propriedades estimulantes, é recomendável que não sejam consumidos próximos à hora de dormir pois deixam nosso corpo mais ativo e assim podem prejudicar a qualidade do sono.

Onde comprar termogênicos?

Os suplementos termogênicos são facilmente encontrados nas farmácias e lojas de produtos naturais e suplementos alimentares. Mas qualidade de vida também tem a ver com praticidade, e praticidade é comprar seus remédios e suplementos totalmente online no site da Farmácia Manipura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.