Saiba como surge um melasma

Saiba como surge um melasma

Você sabe o que é melasma?

Trata-se de uma doença benigna de pele, mas um tanto desagradável. O melasma é o grande causador das indesejadas manchas escuras que vão surgindo, na maior parte das vezes, em volta do rosto. 

Esta doença acomete, de forma predominante, adultos jovens, que têm suas idades por volta dos 27 aos 37 anos. As manchas podem começar pequenas e sutis, mas geralmente é um problema  crônico, podendo propiciar uma grande evolução do quadro.

Qual é a fonte causadora do melasma?

Não há, ao certo, uma definição do que causa, de fato, o melasma. O que se sabe é que os melanócitos – células responsáveis pela produção da melanina – acabam produzindo melanina em excesso e acarretam a chamada hiperpigmentação.

Alguns fatores que podem influenciar o desenvolvimento do melasma, são:

  • Fatores Genéticos
  • Exposição excessiva ao sol
  • Mudanças hormonais
  • Deficiência de Zinco
  • Medicamentos e cosméticos
  • Cor da pele

Vale ressaltar que este problema acomete, predominantemente o sexo feminino. Podendo surgir ou até piorar o quadro em meio a variações hormonais, podendo envolver gravidez, uso de anticonceptivos etc.

Como diagnosticar

Para qualquer situação de anormalidade com o corpo, o ideal é sempre procurar a ajuda de um profissional especializado na área. Neste caso, a aparição de manchas no rosto não querem dizer, especificamente, que seja melasma, mas de todo modo, o ideal é procurar um dermatologista.

O dermatologista, para definir se é melasma ou não, vai utilizar uma lâmpada de wood, que vai auxiliar no diagnóstico. 

Tipo de melasma

Podem ser três tipos:

  • Melasma Epidérmico –  É mais superficial. Acomete as células da camada protetora da pele. É mais fácil de tratar.
  • Melasma Dérmico – Atinge uma camada mais profunda da derme, sendo mais difícil de tratar.
  • Melasma Misto – Neste tipo tanto a camada superficial quanto a mais profunda são atingidas, causando uma dificuldade mais elevada para o tratamento.

Existe tratamento definitivo?

Como dito anteriormente, o melasma é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. Entretanto, existem formas de amenizar as manchinhas. 

  1. A recomendação Nº1, sem sombra de dúvidas, é o protetor solar. Esteja chovendo ou fazendo sol, dentro ou fora de ambientes. Usar protetor deve ser uma prioridade.
  1. Refrescar a pele com água termal no verão e, se possível, usar bonés, chapéus etc, podem ser de grande ajuda.
  1. Procurar um dermatologista para que ele possa indicar o tratamento ideal para o seu tipo de pele.

Tratamentos possíveis

Para conseguir o clareamento de pele, existem opções como os lasers, os peelings, cremes clareadores de manchas, microagulhamento, infusões de substâncias e outros. 

Dica nível Manipura

Se você está procurando algum clareador de manchas no rosto, nós estamos aqui para te indicar um dos nossos melhores produtos, se liga só!

Creme Clareador Noturno 

Um creme clareador para ser usado durante a noite, complementando o tratamento estético.  Com uma mistura de clareadores dos mais diversos mecanismos de ação despigmentante, vai garantir uma profunda despigmentação e uniformização do tom da pele. Para mais produtos como este, clique aqui e aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.