MÁSCARAS DE ARGILA: Tudo sobre elas | Manipura Farmácia de Manipulação

MÁSCARAS DE ARGILA: Tudo sobre elas | Manipura Farmácia de Manipulação

As máscaras de argila são consideradas as preparações cosméticas mais antigas do mundo.
Assim, sendo milenares, sempre foram muito utilizadas em forma de máscara facial e corporal, por serem compostas de minerais e oligoelementos capazes de trazer diversos benefícios para quem usa.
Pesquisas científicas foram desenvolvidas com o objetivo de comprovar seus efeitos de purificação e remineralização da pele, ação tensora, anticaspa, cicatrizante e controle da oleosidade da pele, por exemplo.
Assim sendo, elas absorvem e removem metais pesados e impurezas da pele ao mesmo tempo em que entregam para a pele minerais e nutrientes benéficos.
Dessa forma, a escolha da máscara de argila é feita a partir de sua coloração, sendo que cada cor tem algum elemento mais importante que vai ajudar a pele de maneira específica.
 

Cores e funções das máscaras de argila

 
Argila Branca : possui elevada quantidade de alumínio, tendo ação cicatrizante. Também contém quartzo e caolinita, o que facilita a circulação sanguínea e promove ação antisséptica, sendo de alta excelência para controlar a acne, clarear e tonificar a pele.
 
Argila Verde: é rica em silício e zinco sendo seborreguladora e purificadora. Muito utilizada para controlar a oleosidade da face e seu efeito tensor na aplicação corporal, auxilia na flacidez da pele.
 
Argila Vermelha: muito utilizada para seus efeitos tensores por ser enriquecida de óxido de ferro e cobre. Garante conforto para peles sensíveis com telangiectasias e rosácea por regular o fluxo sanguíneo e vascular.
 
Argila Rosa: é uma mistura das argilas branca e vermelha, sendo muito utilizada em peles secas e sensíveis, tem efeito antioxidante e calmante.
 
Argila Amarela ou Dourada: é rica em silício e potássio tendo efeito remineralizante de colágeno da pele. Auxilia a nutrir e reconstituir as células. Também tem ação purificante e é utilizada para retardar o envelhecimento.
 
Argila Roxa: o principal componente desta argila é o magnésio, que também ajuda a regenerar o colágeno mantendo o aspecto da pele mais jovem. Na aplicação corporal, auxilia na eliminação de toxinas.
 
Existem as máscaras de argila que oferecem um tratamento mais completo pois são enriquecidas com outros ativos.
 
Aqui na Manipura, foi desenvolvida a Máscara Detox Charcoal que tem efeito detox e clareador para a pele!
 
 

Como preparar a sua máscara de argila em casa

 
 
Você pode fazer o Dia da Máscara 1x por semana, aproveite este tempo para fazer outras coisas que te deixem relaxada e tranquila.
Bom, para começar vai precisar escolher a argila que vai usar de acordo com seu tipo de pele e objetivo.
Pode fazer a preparação com solução de prata coloidal ou água micelar e adicionar nanocosméticos, que irão potencializar os efeitos!
 
 

Passo-a-passo da máscara de argila

 
 
Higienizar a face com sabonete facial em movimentos circulares. Secar com toques leves evitando esfregar.
 
Esfoliar a pele com esfoliante suave também em movimentos circulares. Secar com toques leves evitando esfregar.
 
Preparar a misturinha (1 colher de chá da argila, 1g do nanocosmético de escolha e água micellar ou filtrada suficiente para que fique uma misturinha pastosa.)
 
Aplicar a mistura na face com uma espessura de mais ou menos 3mm e deixar cerca de 20 minutos ou até que comece a secar.
 
5º Em seguida enxágue com água corrente e aplique um hidratante facial.
 
 
Faça bom proveito das máscaras faciais de argila e acompanhe aqui e no insta @draannelouise pra saber os outros 4 tipos de máscaras faciais queridinhas do momento!
 
Por Anne Louise  Biomédica Esteta
 

 
 
Referências:
Amorim, M. O uso das argilas na estética facial e corporal. Universidade do Vale do Itajaí, 2015. Disponível: . Acessado em: 20/01/2018.
Andrade, Maria L. Argiloterapia. Universidade do Vale do Itajaí, 2014. Disponível: . Acesso em: 22/01/2018.